segunda-feira, 4 de março de 2013

Em Mogeiro: Acentamentos Dom Marcelo, Almir Muniz e Padre João Maria são contemplados com telecentros, internet wi-fi e Voip

Posted by Antonio jads  |  at  02:21 No comments


Enquanto continuam suas lutas pela reforma agrária e pela ocupação de terras, os trabalhadores rurais de mais de 20 assentamentos na Paraíba estão prestes a receber tecnologia de ponta: além dos telecentros com internet em banda larga (wi-fi), também terão linhas de Voip para fazer ligações telefônicas sem custo.

A inclusão digital dessas localidades é uma das linhas principais de atuação da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), que participou  de uma reunião com os representantes dos assentamentos e lideranças da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Na ocasião, os trabalhadores rurais expuseram seus principais problemas, dificuldades e lutas e também mostraram suas conquistas mais recentes. Uma das maiores dificuldades diz respeito ao acesso às tecnologias, pois em algumas comunidades sequer existe telefonia fixa ou móvel.

O presidente da Anid, Percival Henriques, ouviu os relatos e falou da proposta da Anid, voltada para o fortalecimento da inclusão digital nas comunidades rurais. A partir do projeto de Letramento Digital, cada comunidade receberá internet – sem custos – nos telecentros já existentes e nos que serão construídos com ajuda da Associação. Os locais também serão dotados de um terminal de VOIP – tecnologia que permitirá efetuar ligações telefônicas a partir de protocolos de internet – para facilitar a comunicação entre os assentamentos.

Os assentamentos contemplados com o projeto são:

Nova Conquista (São Jose dos Ramos)

Novo Horizonte (Juarez Távora)

Nossa Senhora Aparecida (Itabaiana)

Salomão (Itabaiana)

Novo Salvador (Jacaraú)

Boa Esperança (Jacaraú)

Jardim (Curral de Cima)

Padre Gino (Sapé)

Capim de Cheiro (Caaporã)

Padre João Maria (Mogeiro)

Dom Marcelo (Mogeiro)

Almir Muniz (Mogeiro)

João Gomes (Alhandra)

Gurugi II (Conde)

Frei Anastácio (Conde)

Dona Antonia (Conde)

Barra de Gramame (Conde)

Dona Helena (Cruz do Espirito Santo)

Santa Emília (Pedras de Fogo)

Nos próximos dias, a Anid vai fazer visitas nessas localidades para elaborar um calendário de implantação deste projeto. Haverá também pontos de Wi-Fi nas proximidades das sedes dos assentamentos e parceria com instituições de ensino, para a capacitação dos assentados, de modo a promover uma correta utilização da internet, como forma de democratizar a informação e socializar o conhecimento.


Ascom Anid

About the Author

Write admin description here..

Get Updates

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Share This Post

Related posts

0 comentários:

Copyright © 2013 Mogeiro em Foco. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top