quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Paraíba se prepapra a 24ª Romaria

Posted by Antonio jads  |  at  11:34 No comments




Salgado de São Felix / Itabaiana-PB, 01 out (SIR) – A Arquidiocese da Paraíba está convidando para a 24ª Romaria da Terra e das Águas, com o tema “A Natureza clama por Justiça” e o lema “Os rios choram suas mortes”.

Nos dias 20 e 21 de Outubro de 2012, o percurso de Salgado de São Felix a Itabaiana tem 12 quilômetros. “A Comissão Pastoral da Terra tem o dever de manter viva a sua mística a respeito do uso da terra. Terra esta, que recebeu de Deus Criador, a missão de dar condição de vida, cuja culminância se manifesta na pessoa humana, que é chamada a dar a vida na terra e vocação da eternidade na vida futura, junto de Deus. A CPT realizará mais uma Romaria da Terra, a 24ª. Venha participar! Venha renovar o sonho da Romaria da Terra. Venha louvar ao Senhor da Terra pelos ensaios desta reforma concretizada por aqueles que com grande esforço, enfrentando desafios, com perseverança na luta, conquistaram seu pedaço de chão que foi criado para ser a serviço da vida, trabalho e alimento e assim ao invés de ser a serviço do boi e do lucro, volta a ser a serviço da vida, trabalho e comida. Venha participar da Romaria da Terra nesta Arquidiocese.

Este ano sairá da Paróquia São Félix para Itabaiana. Chame seus amigos. Conheça a verdade sobre a Reforma Agrária e sobre a situação do campo, depois que a terra é desapropriada a serviço do homem do campo, que tem vocação para a agricultura familiar. Venha louvar ao Senhor pela produção e vida nova experimentada pelos agricultores organizados. Venha participar dos grupos daqueles inspirados na Palavra de Deus e que continuam cobrando das autoridades, direitos e respeito da Reforma Agrária, o uso da terra pelos que dela precisam. Venha conhecer a prática dos assentados, sua vocação de trabalhadores a serviço da agricultura familiar. A natureza clama por justiça, os rios choram suas mortes. Os entendidos no assunto quanto ao tratamento ecológico, reconhecem que o planeta está sendo agredido. O direito do rio está sendo desrespeitado. Um triste exemplo disto é a afronta fatal ao Rio Paraíba, cada vez mais largo e fundo.

Os agricultores, que habitam próximo ao rio, lamentam e se sentem prejudicados na diminuição de suas terras vendo suas ribanceiras cada vez mais engolidas pelo rio, este explorado pela tiragem em grande escala de sua areia. Sentem falta de pastagem para seus animais especialmente no tempo de verão. O ser humano é a única criatura no mundo com dom do juízo para conservar a vida no planeta, através da ciência que cada vez mais aumenta seus conhecimentos. Muitos perguntam, até quando os entendidos no assunto vão se deixarem levar pelo lucro de alguns e liberam autorizações em prejuízo de tantos outros? Por tudo isto, esta Romaria quer ser meio de denúncia. Venha e traga outras pessoas, vamos denunciar esta irregularidade que prejudica tantos. Venha mostrar sua consciência ecológica e gritar juntos por um planeta a serviço da vida”. A convocação, publicada no site da Comissão Pastoral da Terra, é assinada por Pe. João Mary Cauchi.




Fonte: Dom Total.com


Foto: RádioSantoAngelo.com.br

Tags:
About the Author

Write admin description here..

Get Updates

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Share This Post

Related posts

0 comentários:

Copyright © 2013 Mogeiro em Foco. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top