terça-feira, 14 de agosto de 2012

Saúde aplicará duas novas vacinas a menores de 5 anos a partir de sábado

Posted by Antonio jads  |  at  07:59 No comments


Do G1, em São Paulo







O ministério da saúde anuncia neta terça- feira (14), em Brasília, a inclusão de duas novas vacinas no calendário oficial, para crianças com até 5 anos de idade.





As duas novas doses são a pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras doenças bacterianas, e hepatite B) – que até então era oferecida em duas vacinas separadas – e a inativada contra poliomielite, que não conterá mais o vírus "vivo" e passará a ser aplicada também por meio de injeção, não apenas por gotinhas.





Uma campanha nacional será realizada em todo o país entre os dias 18 e 24. O dia de maior mobilização, chamado "Dia D", ocorre neste sábado (18) e terá o envolvimento de mais de 50 mil agentes de saúde em postos, parques e escolas.Uma das vantagens da vacina injetável contra a pólio é que ela acaba com o risco de uma paralisia infantil causada como consequência da dose oral. Esse efeito colateral, porém, é raro, de um caso em quatro milhões. A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) será aplicada aos 2 e aos 4 meses de idade, e a vacina oral será usada nos reforços, aos 6 e aos 15 meses de idade.





A introdução da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) vem sendo usada em países que já eliminaram a doença. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no entanto, recomenda que os países das Américas continuem aplicando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite, o que garante uma proteção de grupo.





O vírus da paralisia infantil ainda circula em 25 países. O Brasil vai usar simultaneamente as duas vacinas (oral e injetável), aproveitando as vantagens de cada uma para manter o país livre da poliomielite.

About the Author

Write admin description here..

Get Updates

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Share This Post

Related posts

0 comentários:

Copyright © 2013 Mogeiro em Foco. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top