quinta-feira, 12 de abril de 2012

Paraíba ganha moderno centro de prevenções de desastres naturais

Posted by Antonio jads  |  at  10:02 No comments





A Agência Nacional de Águas (ANA) assinou acordo de Cooperação Técnica com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA) para instalação de um Centro de Monitoramento e Prevenção de desastres naturais na Paraíba. Em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deve ser inaugurada no próximo mês, uma sala de situação para acompanhar as tendências hidrológicas com análise da evolução das chuvas, níveis e das vazões dos rios e reservatórios, da previsão do tempo e do clima, bem como a realização de simulações matemáticas que auxiliam na prevenção de eventos extremos.



Comprometido com a busca de soluções concretas para os graves problemas que atingem o Estado, o Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) recebeu ontem, em Brasília, o apoio do Presidente das ANA, Vicente Andreu Guillo para agilizar a elaboração do plano Estadual de gestão de recursos hídricos. “Temos que promover um debate público para definir as regras de uso racional e consciente das águas da transposição do Rio São Francisco”, afirmou Cássio, que pretende promover reunião em Campina Grande entre técnicos do Governo Estadual, da ANA e membros do Comitê Pró-Transposição. “Comprometo a convidar Dom Aldo Pagotto e o próprio Governador para este encontro”, disse o senador.



As Salas de Situação constituem-se em um espaço físico, provido de equipamentos de informática, com conexão à rede mundial de computadores, onde é possível integrar as áreas de hidrologia, meteorologia, radar, Defesa Civil e sensoriamento remoto, em articulação direta com as áreas federal e estadual, além da interligação permanente à Sala de Situação da ANA. Para lidar com esses dados e informações, as Salas de Situação Estaduais reúnem especialistas das áreas de hidrologia, de meteorologia e da Defesa Civil. Associada à implantação de Salas de Situação coloca-se a necessidade de modernização do monitoramento hidrometeorológico, alcançado por meio da instalação de equipamentos de medição automática de chuva e de nível de rios e, ainda, de transmissores de dados via celular (GPRS) ou satélite (SCDs, GOES e ARGOS).                            



Acordo com a cooperação

A partir da boa avaliação dos resultados obtidos nas Salas de Situação de Alagoas e Pernambuco - que permitiu o acompanhamento e análise da elevação dos níveis ao longo dos rios, combinados com a previsão meteorológica e difusão pela Defesa Civil nos municípios atingidos, além de uma maior articulação entre os órgãos relacionados à ocorrência de desastres naturais, a ANA decidiu dar sequência à implantação de Salas de Situação em outros Estados brasileiros, dentre eles, numa primeira etapa, o Estado da Paraíba.



Em 22 de março de 2012, foi publicado no Diário Oficial da União o Extrato de Acordo de Cooperação Técnica nº 001/ANA/2012, celebrado em 17 de fevereiro de 2012 entre a ANA e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA. O referido Acordo, com vigência estabelecida até 31 de julho de 2016, tem como objeto a colaboração entre a Agência Nacional de Águas e a AESA, “visando ao desenvolvimento de ações conjuntas referentes à integração e modernização das redes hidrometeorológicas situadas no Estado da Paraíba, sob responsabilidade dos Partícipes, por meio de coleta, processamento e disponibilização de dados e informações sobre recursos hídricos, intercâmbio de dados e informações técnico-cientificas e capacitação, em especial, objetivando apoiar a implantação de sistema de previsão de eventos hidrológicos críticos”.



Paraíba JÁ

Tags:
About the Author

Write admin description here..

Get Updates

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Share This Post

Related posts

0 comentários:

Copyright © 2013 Mogeiro em Foco. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top