sexta-feira, 10 de junho de 2011

Manifestações Folcloricas e culturais que já existiram no Munícipio de Mogeiro

Posted by Antonio jads  |  at  16:49 2 comments

Em tempos áureos, Mogeiro cultivava folguedos, lendas e tradições representativas da cultura do seu povo. Nos tempos atuais, quase tudo ficou para trás, provocando uma quebra nas tradições de outrora e assumindo características de eventos que seguem os padrões da modernidade.


Manifestações folclóricas e culturais que já existiram no município:



 - Bumba–meu-boi (1918) – manifestação folclórica realizada durante as festas Natalinas e de Reis. Com seus personagens caracterizados de Mateus, Arlequim, Burrinha, Cavalo-marinho, Boi e outros componentes. Apresentavam-se fazendo piruetas e movimentos desordenados, sem repertório que chamasse a atenção da platéia. 



Bumba-meu-boi (imagem meramente ilustrativa)
· Coco-de-roda – dança popular formada por trabalhadores rurais em fins-de-semana. A zabumba e o ganzá eram os instrumentos utilizados na improvisação.




Coco-de-roda (imagem ilustrativa)
· Cavalhada – espécie de torneio popular disputado por cavaleiros enfeitados divididos em dois grupos para defender os cordões azul e encarnado. Ganhavam os cavaleiros que, montados no cavalo e de lança em punho, conseguissem pegar mais argolas para o seu grupo. Era uma brincadeira alegre e divertida que despertava grande entusiasmo nos concorrentes e no público.



Cavalhada ( imagem ilustrativa )
· Terno – rústico conjunto musical, composto de flauta, rabeca, pífano, triângulo, pratos e bombo, animava as festas profanas da região, obtendo repetidos aplausos dos presentes. (LIRA, 1975, p.47-48).



Terno (imagem ilustrativa)


· Festa de Dona Inácia – realizada em homenagem a N. S. da Conceição no Sítio Chã de Areia. Não era freqüentada pelas famílias tradicionais em virtude das filhas de D. Inácia serem consideradas “mulheres da vida”. Transferida para Mogeiro, realizava-se na Rua do Campo, onde passou a ser prestigiada pela sociedade mogeirense. A festa era abrilhantada por um terno.



· Festa do Amendoim – realizava-se no final de setembro para comemorar o sucesso da colheita do amendoim – cultura agrícola mais cultivada no município, na época. Com a escassez das chuvas e o fracasso da colheita, a festa aos poucos foi acabando, se extinguindo totalmente em 1991.



· Mogereta – carnaval fora de época que se realizava no mês de maio, com trios elétricos e vários blocos na rua. Atraia milhares de foliões do município e das cidades circunvizinhas ao “pátio do povo” e movimentava a cidade. (NEVES, 2001, p.26-28).

· Festa de Santo Antônio – realizada no mês de junho, no “pátio do povo”, em comemoração a um dos santos da tríade junina: Santo Antônio. A festa faz parte do calendário da Empresa Paraibana de Turismo e atrai milhares de pessoas.





Festa de Santo Antonio 2007
Todas essas tradições foram esquecidas, hoje são realizados outros eventos, como:


Festa da Padroeira – em homenagem a N. S. das Dores, realiza-se no mês de Setembro na Praça da Matriz; tem caráter religioso e o público é composto pelos moradores da cidade. As atrações são: missa, procissão, pavilhão, barracas de comidas típicas e parque de diversão.






Nossa Senhora das Dores Padroeira da cidade
· Vaquejada – esporte muito comum no interior do Estado. O parque Aderaldo Gonçalves, localizado na zona urbana da cidade, recebe no mês de dezembro competidores de todos os cantos do país para participar deste evento que já está ganhando projeção estadual.





Parque de Vaquejada Aderaldo Gonçalves


· Grupos parafolclóricos – existem dois na cidade, organizados pelo projeto “Casa da Família”. Um formado por jovens e outro por idosos. Eles resgatam as danças populares, como: lapinha, coco e xaxado. Esses grupos se apresentam para população local.


 -Jegue Elétrico- é um bloco que visa integrar as comemorações carnavalescas de Mogeiro, como também atender à necessidade e diversão dos foliões que permanecem na cidade e municípios adjacentes no período do carnaval. O bloco carnavalesco chama a atenção por causa de um jegue, animal típico da região, que segue puxando uma carroça com uma aparelhagem de som.




Bloco Jegue Elétrico
-Arraiá do Mago-    evento realizado no dia de são João, 24 de Junho. Atualmente é a unica festa junina da cidade que espalha alegria e forró. Esse evento recebeu o nome Arraiá do Mago, porque o idealizador é conhecido por esse apelido, daí a própria população se encarregou de batizá-lo. A festa conta com o apoio da população e comerciantes locais, portanto é um evento público, sem fins lucrativos.



Arraiá do Mago 2010
 -Festa da Colheita-evento que ocorre anualmente no último fim de semana do mês de setembro, no município. Uma grande festa que comemora a época da fartura e sucesso na produção. Uma festa voltada para o agronegócio. Uma festa com uma mega estrutura que cumpre com todas as exigências do publico.




Festa da Colheita 2009
Mogeiro em Foco
com informações do Livro: Prefeitura Municipalde Mogeiro: Ações de cultura e Turismo como Estratégia de Relações Publicas( José Antonio Alves/ João Batista Micena Barbosa/ Prof. Dr. Severino Alves de L. Filho).

About the Author

Write admin description here..

Get Updates

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Share This Post

Related posts

2 comentários:

  1. ola! sou do sitio cabral região serrana de mogeiro.fui criado com meus avós e eles mim contavam com detalhes como era as festas rurais da nossa região por volta das decadas de 1920,1930 por diante. alha na fazenda amarelo que fica prossimo do sitio cabral era muito comum essas festas.gostaria muito de ver estas festas porque conheço apenas de ouvir falar ass: junior dantas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Junior Dantas!! Obrigado pelo seu comentário!Infelizmente muitas dessas manifestações não exite mais, o poder público deveria investir mais na cultura popular de nossa cidade! Abração e continue acompanhado o Blog!

    Antonio Jads (ADM. do blog Mogeiro em Foco)

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Mogeiro em Foco. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top