sexta-feira, 17 de junho de 2011

Atrativos turísticos de Mogeiro

Posted by Antonio jads  |  at  17:50 1 comment






Pedra do Convento (foto: Orkut Mogeiro em fotos) 


Em Mogeiro localizam-se importantes atrativos naturais e culturais. A região onde está localizado o município tem uma grande incidência de formação rochosa emoldurando a cidade. Há em Mogeiro, a 2km do centro da cidade, numa propriedade particular, o “Parque do Convento”, composto por um conjunto de atrações naturais capazes de surpreender seus visitantes. A “Pedra do Convento” é a principal atração: uma montanha de fácil acesso ao seu ponto mais alto que apresenta um despenhadeiro espetacular; dizem os técnicos, excelente para a prática do turismo de aventura.


Do mirante, um dos pontos altos da cidade, localizado na Serra da Mandioca, distante 8 km da sede do município, pode-se contemplar uma paisagem deslumbrante da vegetação e dos aspectos geográficos da região, bem como, uma vista panorâmica magnífica da cidade de Mogeiro. O percurso até o topo da serra é uma aventura maravilhosa. Só de moto chega-se até lá. Carro só com tração para se chegar próximo, sendo o restante do percurso realizado a pé, numa caminhada de aproximadamente 1km serra acima, seguindo caminhos estreitos em meio a plantações de milho, cruzando porteiras e sendo observados pelos nativos da região.



Vista panorâmica da cidade de Mogeiro (foto: Orkut Mogeiro em fotos) 







Casórios coloniais (foto: Orkut Mogeiro em fotos) 


A cidade possui um significativo patrimônio histórico e cultural formado pelos casarios coloniais de Mogeiro-de-Baixo, pelas Fazendas espalhadas no município e pelas Igrejas neoclássicas e coloniais que enfeitam a cidade: A Igreja Matriz de N. S. das Dores, padroeira da cidade, foi erguida em 1867 (144 anos) e está localizada na Rua Presidente João Pessoa, s/n. Onde, juntamente com a Praça da Matriz, pode ser considerado um local de sociabilidade para a população e também um belo ponto turístico para visitação. A Igreja de São João Batista, erguida em 1800 (211 anos), se mantém majestosa aos olhares atentos dos que passam na Rua Firmino Florentino da Silva, Mogeiro-de-Baixo. Há, ainda, uma pequena capela denominada de oratório, nas proximidades de Mogeiro-de-Baixo, construída por antigos portugueses moradores da região. Mantém a originalidade e é considerada a primeira igreja da cidade e sua data de construção diz-se secular.



Igreja Matriz de N.  S. das Dores
 Todo esse patrimônio é inexplorado. Os moradores, por desconhecerem sua história e cultura, não valorizam os monumentos históricos da cidade e transformam os aspectos naturais em simples histórias sobrenaturais.





Igreja de São João Batista (foto: Orkut Mogeiro em fotos) 







Oratório (foto: Orkut Mogeiro em fotos) 
Fonte:



Livro: Prefeitura Municipalde Mogeiro: Ações de cultura e Turismo como Estratégia de Relações Publicas ( José Antonio Alves/ João Batista Micena Barbosa/ Prof. Dr. Severino Alves de L. Filho).





Veja o vídeo que mostra as mais belas paisagens de Mogeiro:



About the Author

Write admin description here..

Get Updates

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Share This Post

Related posts

Um comentário:

  1. Olá Antônio Jads!
    Mais uma vez Parabenizo tua iniciativa na Difusão Cultural do Patrimônio Cultural Mogeirense, afinal, para se fazer isto, é preciso além de sensibilidade, Consciência do que venha a ser Educação Patrimonial. É exatamente atitudes semelhantes a esta, que diferencia um Homem de um Cidadão!

    Obrigada pelas postagens, estou certa de que me serão bastante uteis, mais uma vez, meus Parabéns!

    Gratíssima!

    Edilene Justino(Salgadense)

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Mogeiro em Foco. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top