domingo, 8 de maio de 2011

Conheça um pouco da história política de Mogeiro

Posted by Antonio jads  |  at  07:00 10 comments

O histórico político de Mogeiro lembra alguns nomes advindos desde a época do Império. O Sr. João de Melo Azevedo é o primeiro deles, tido como malvado e rancoroso, era dono de várias léguas de terra e uma centena de escravos. Comandou um contingente na Guerra do Paraguai, onde findo os conflitos, tomou parte ativamente da política do município, tendo por seguidor, após sua morte, o Sr. Antônio Henriques de Andrade Bezerra, homem de muitas posses e escravos. Outros nomes como João Martins da Silva Filho (Joca Martins), Cel. Manoel Pereira Borges (Nô Borges) e João Paulo da Silva Júnior (Joca Paulo), também fizeram parte desta cena histórica.

Com a emancipação do município surgiram outras personalidades políticas, como demonstrado a seguir:

MANDATO/PREFEITO

1961-1962 - Diomedes Martins da Silva - Primeiro prefeito – nomeado/interventor.

1962-1966 - Djalma Silveira Lira (vice-prefeito) - Assumiu em substituição ao Prefeito eleito, José Silveira, que foi assassinado.

1967-1969 - Luiz Gonçalves de Lima

1970-1972 - Walfrido de Melo Silveira

1973-1976 - Luiz Gonçalves de Lima

1977-1982 - Walfrido de Melo Silveira

1983-1988 - Luiz Gonçalves de Lima

1989-1992 - José Antônio da Silva

1993-1996 - Margarida Maria Silveira Gomes

1997-2000 - José Paulo da Silva

2001-2004 - Margarida Maria Silveira Gomes

2005-2008 - Margarida Maria Silveira Gomes

2009- até os dias atuais- Antonio José Ferreira


Todas alcançaram certo prestígio político, mas nenhuma alcançou tamanha notoriedade quanto o Sr. José Benedito da Silveira, ou José Silveira, como era conhecido, cujo resumo da sua trajetória descrevemos a seguir:

Filho de Mogeiro, foi prefeito de Itabaiana e em muito contribuiu para o desenvolvimento daquela cidade, bem como, dos seus distritos: Distrito de Paz do Mogeiro e de Salgado de São Félix, por ter investido tanto em obras quanto no combate à pobreza.

José Benedito da Silveira
Além de ser um bom administrador, demonstrado frente aos negócios de seu pai, era uma figura de excelente qualidade moral e capacidade de trabalho. Sensível às causas humanitárias, era considerado o pai da pobreza.
No pleito de 1962 elegeu-se prefeito do município de Mogeiro. A insistência em antecipar sua posse, antes de expirar o prazo fixado pela Justiça Eleitoral para o prefeito em exercício, Sr. Diomedes Martins da Silva, deixar o cargo, constituía-se numa atitude arbitrária, mas ainda assim ele insistiu. Colocou uma mesa numa sala anexa a uma casa residencial, convocou seus vereadores, improvisou uma seção e empossou-se no cargo. Daí em diante, houve ameaças e descomposturas culminando na maior tragédia registrada no município: o seu assassinato em 07 de novembro de 1962.

Do ponto de vista político, pelas qualidades morais que tinha e pelo sentimento de solidariedade humana que demonstrava, até hoje ele é lembrado e reverenciado pela população como mártir na região, considerado a maior personalidade do município.

Fonte: Livro: Prefeitura Municipalde Mogeiro: Ações de cultura e Turismo como Estratégia de Relações Publicas( José Antonio Alves/ João Batista Micena Barbosa/ Prof. Dr. Severino Alves de L. Filho).

About the Author

Write admin description here..

Get Updates

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Share This Post

Related posts

10 comentários:

  1. eu gostei da história de josé Benedito da silveira isto mostra que não existe só políticos corruptos na política mas existe grades políticos com vontade de trabalhar.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo gostei bastante em vc divulgar noticias de Mogeiro, minha infancia foi ai o meu pai foi chefe da estaçâo de trem conheço um pouco da historia, nos saimos de mogeiro em abril de 1957 fomos morar em puxinanâ depois em Alagoa grande moro em Joâo pessoa desde 1960.sou amigo de vavà da Luz. A semana passada estive ai tirei fotos que t`no meu Orkut. Abraços Màrio Gomes da silva

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sr. Mário Gomes! fico muito feliz pelo seu comentário, são comentários como o seu que me insentivam a continuar publicando e divulgando a cidade de Mogeiro cidade essa que tenho muito orgulho e acredito que um dia será uma cidade de futuro. Tenho algumas informações sobre essa antiga estação de trêm mas não publiquei por falta de mais informações. Espero que visite mais vezes a cidade pois lugares bonitos a cidade tem muito a oferecer! Abração e espero que continue acessando o blog!

    Antonio Jads (Administrador do blog Mogeiro em Foco)

    ResponderExcluir
  4. Amigo antonio qualquer dia irei lhe conhecer pessoalmente e relembrar minha infancia ai tomando banho no açude do estado,jogando futebol cujo tecnico do timi era neco fontoura correndo atraz de gado junto com chico de idelfonso e diozinho. Conheço muito bem essa foto da pedra do convento cuja história nela aparecia fantasma. depois eu conto mais historias da terrinha. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olha Antonio ainda tenho parente muito distante ai `Carmita filha de Diomedes Ela teve atè adoentada desejo melhoras para ela se puder faça chegar atè ela Abraços

    ResponderExcluir
  6. é interessante a história política de mogeiro e principalmente para as pessoas que irão fazer o concurso público da cidade. E é nela que acontece a festa tradicional da colheita do amendoin que eu adoro

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz em saber sobre a história política de Mogeiro já que não há muitas fontes. Parabéns pelo blog! Continue nos contando mais sobre nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Procurem um livro que ainda existe na biblioteca, "Resumo histórico da cidade de Mogeiro" conta a história em detalhes, conheço por ser descendente dos protagonostas dessa historia, os Martins da Silva e Ferreira mello.
    Abs a todos Marcelo Martins da Silva - SP.

    ResponderExcluir
  9. Hoje é feriado em Itabaiana, morte de José Benedito da Silveira sou professora e pesquisando a história dele encontrei num determinado Blog de Itabaiana que José silveira nasceu em 30/11/1955 e morreu 30/11/1959 isso é um absurdo com a história não colocar a as datas certas.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber a data de nascimento de josé Benedito da silveira

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Mogeiro em Foco. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top