terça-feira, 26 de abril de 2011

Conheça um pouco da história de Mogeiro

Posted by Antonio jads  |  at  22:11 3 comments


Rua principal
 Por Antonio Alves

A origem do povoamento do município de Mogeiro é desconhecida. Sabe-se que suas terras eram habitadas pelos índios Cariris. O primeiro registro de posse foi requerido em 11 de maio de 1758, por Manoel Pereira de Carvalho ao então Governador da Província, José Henrique de Carvalho. Na época, o riacho de Mogeiro, que margeia a cidade, era o referencial para demarcação das terras. Presume-se que seu povoamento antecede essa data e tenha sido iniciado com os antepassados de Luiz Martins da Silva, João Paulo da Silva, dentre outros.

Pedra do Convento
Recebeu o nome de um riacho que corta suas terras “Riacho de Mogeiro”, cuja significação ainda não foi descoberta, apenas existem hipóteses a esse respeito. A primeira diz vir do substantivo masculino “Mugeiro”, que significa espécie de águia que pesca mugens; a segunda supõe vir do vocábulo indígena “mong-eir” e significar mel pegajoso. Outra versão para a origem do nome da cidade refere-se aos monges que habitavam a região. Nas suas moradias, conservadas até a metade do século passado, celebrava-se missas, realizava-se batizados, casamentos e novenas. E os moradores diziam: “vamos para os Monges”, “para casa dos Monges”, “para o mosteiro” e, finalmente, “Mogeiro”. Há quem diga que os Monges residiam nas proximidades de uma pedra denominada de Pedra do Convento e a origem do nome vem da junção dos nomes Monge + Lajedo = Mongeiro, depois Mogeiro. Essa é a versão mais comum e conhecida pela população.


Museu em homenagem

localizado em Mogeiro de Baixo
Foi a Lei nº 612, de 05 de julho de 1876, que criou o Distrito de Paz do Mogeiro, vinculado à jurisdição do município do Ingá. Em 18 de maio de 1890 a Lei 125, assinada pelo governador Venâncio Neiva, o anexou ao município de Itabaiana, a quem pertenceu até sua emancipação. Isso se deveu, em parte, ao Conselheiro Manoel Faustino da Silva que, junto com seu irmão, João Paulo da Silva gozavam de grande prestígio político nos meios representativos do Estado.



Oratório
A Fazenda São João, com seus casarios coloniais, oratório e uma feira que ocorria semanalmente, é conhecida como Mogeiro de Baixo – diz-se existir há mais de um século. Com a criação do povoado de Mogeiro de Cima, em 1900 a feira foi transferida para esta localidade pelo subdelegado Cosme Henrique de Andrade Bezerra. Dado o seu desenvolvimento, Mogeiro-de-Cima passou a sede do município, cuja emancipação se deu pela Lei nº 2.618, de 12 de dezembro de 1961, com a denominação de Mogeiro e seu gentilício de mogeirense. Quanto a Mogeiro-de-Baixo, como é conhecido até hoje, passou a condição de bairro de Mogeiro.


  Fonte: Livro: Prefeitura Municipalde Mogeiro: Ações de cultura e Turismo como Estratégia de Relações Publicas( José Antonio Alves/ João Batista Micena Barbosa/ Prof. Dr. Severino Alves de L. Filho).

About the Author

Write admin description here..

Get Updates

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Share This Post

Related posts

3 comentários:

  1. Olá! Sou Edilene(Salgadense), gostei muito das informações que li, gostaria de saber se você teria e se disponibilizaria para mim de mais informações sobre a cidade de Mogeiro, sobretudo, nos aspectos: econômico, histórico, político, cultural. Lhe seria muitíssimo grata! Meu e-mail: edilenejustino@yahoo.com.br

    Cordialmente,

    Edilene Justino

    ResponderExcluir
  2. Eu como mogeirense residente do Rio de Janeiro, eu quero parabenizar o site por nos manter informados pela história de Mogeiro. Gostei de saber que um de seus primeiros habitantes carregava o sobrenome Martins, sobrenome esse que eu assino. Jango Martins de Farias!

    Abraços, Jango!


    http://jangomartins.zip.net/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei saber a historia da minha cidade,o site esta d parabens adorei as informacoes...

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Mogeiro em Foco. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top